Informações:
Mobile Suit Gundam F91 (Japanese: 機動戦士ガンダムF91, Hepburn: Kido Senshi Gandamu Fomyura Nainti Wan), é um filme de anime de 1991. Foi a tentativa do criador de Gundam, Yoshiyuki Tomino, de lançar uma nova saga de Gundam, ambientada 30 anos após o contra-ataque de Char e 27 anos após o Gundam Unicorn, mais tarde publicado. Ele se juntou novamente ao designer de personagens Yoshikazu Yasuhiko e ao designer de mecha Kunio Okawara para a ocasião. O filme foi lançado no Japão em 16 de março de 1991.
Hitória:
O filme se passa 30 anos após os eventos de Mobile Suit Gundam: Contra-ataque de Char e nenhum dos personagens que haviam aparecido anteriormente na série estava presente no filme.
No ano U.C. 0123, o braço militar da Cosmo Babylonia, a Crossbone Vanguard, ataca a colônia da Federação da Terra, Frontier IV. O estudante mecânico Seabook Arno e sua amiga Cecily Fairchild são apanhados no meio da luta, enquanto a guarnição da Federação é rapidamente sobrecarregada. Seabook e Cecily lideram um grupo de refugiados nos níveis mais baixos da colônia, onde se encontram com o pai de Seabook e Leslie. Enquanto o grupo embarca em uma nave salva-vidas, Seabook vê o pai de Cecily, Theo, tentando seqüestrá-la e tenta intervir. No entanto, a Crossbone Vanguard chega e leva Cecily, que na verdade é Berah Ronah, parte da família Ronah, que é a líder por trás do Cosmo Babylonia. Seabook é forçado a recuar para o barco salva-vidas, enquanto Leslie fica para trás para ajudar uma criança perdida.
Cecily é levada a conhecer seu verdadeiro pai Carozzo e o avô Meitzer, que sonham em derrubar a corrupta Federação da Terra e substituí-la por uma aristocracia mais justa. Cecily reluta em se juntar a eles, mas sente que não tem escolha. Enquanto isso, a nave salva-vidas consegue alcançar a colônia vizinha Frontier I, mas também está sob ataque da Crossbone Vanguard. O grupo de Seabook se depara com a Space Ark, uma nave de treinamento da Federação carregando o inoperante Gundam F91. Devido à confusão causada pelo ataque surpresa da Crossbone Vanguard, a Space Ark é dirigida por uma equipe reduzida pouco experiente e sem pilotos disponíveis. Pressionado para o serviço da Federação, Seabook trabalha na reparação do F91 e descobre que ele foi desenvolvido por sua mãe, Monica. A equipe é capaz de reparar o F91 bem a tempo de repelir um ataque da Crossbone Vanguard, forçando-os a recuar.